terça-feira, 19 de março de 2013

henrique melo pellegrino

                               
                                         os grandes filósofos


Sócrates (470a.C. - 399a.C.):


foi um filósofoateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como as peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.[2]
Através de sua representação nos diálogos de seu estudante, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo daética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático (elenchus). Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma série de questões são feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido. Foi o Sócrates de Platão que fez contribuições importantes e duradouras aos campos da epistemologia e lógica, e a influência de suas ideias e de seu método continuam a ser importantes alicerces para boa parte dos filósofos ocidentais que se seguiram a ele.

Platão (428 a 347 a.C.):]
Pouco é conhecido sobre a juventude e a educação de Platão. O filósofo descende de uma das famílias mais ricas e politicamente ativas de Atenas. Ele é descrito como um rapaz brilhante, embora modesto, que se sobressaiu em seus estudos. Seu pai providenciou tudo o que fosse necessário para dar a seu filho uma boa educação e, portanto, acredita-se que Platão tenha sido instruído em gramática, música, ginástica e filosofia pelos mais distintos mestres do seu tempo.A data exata do nascimento de Platão não é conhecida. Baseada em antigas fontes, a maioria dos estudiosos estima que Platão tenha nascido entre 428 e 427 A.C.. O gramático Apolodoro defende em sua "crônicas" que Platão nasceu no primeiro ano da octagésima oiktava olímpiadas (427 ac), no sétimo dia do mês Thargelion;[2] de acordo com a tradição o deus Apolo também nasceu neste dia [3] De acordo com outro biógrafo, Neantes de Cizicus, Platão morreu aos 84 anos.[4]






Tales de Mileto (625 a.C. - 545 a.C.):


Tales de Mileto (em grego antigoΘαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia,[carece de fontes] nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; eAnaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.
No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista: "O mundo evoluiu da água por processos naturais", disse ele, aproximadamente 2460 anos antes de Charles Darwin. Sendo seguido porEmpédocles de Agrigento na mesma linha de pensamento evolutivo: "Sobrevive aquele que está melhor capacitado".
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Os astrônomosmodernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado por Heródoto.
Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela.
A tendência do filósofo em buscar a verdade da vida na natureza o levou também a algumas experiências com magnetismo que naquele tempo só existiam como curiosa atração por objetos de ferro por um tipo de rocha meteórica achado na cidade de Magnésia, de onde o nome deriva.





nome : henrique melo pellegrino  pedro
7°ano alfa
data :20/3/2013
tema : os grandes filsofos

















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço:

Endereço: